Comissão de Culto de Estevianas

8Capela de Estevianas inaugurada a 25 de Julho de 1954.

Nossa Senhora da Boa Viagem (Santa Padroeira)

Nossa Senhora da Boa Viagem é uma devoção mariana  (hiperdulia) da Igreja Católica comum em Portugal e no Brasil, para onde foi levada homens do mar. Ermidas e capelas foram levantadas em honra de Nossa Senhora com este título. Algumas delas transformaram-se em santuários que recebiam a visita de um grande número de devotos.

Os portugueses sempre foram devotos de Nossa Senhora da Boa Viagem, tanto que o mais antigo Santuário dedicado à Nossa Senhora da Boa Viagem fica localizado a duas léguas de Lisboa.

Co-Padroeiros

Comissão de Culto das Estevianas

Em 15 de Setembro 2009, o Bispo emérito de Coimbra, D. Albino Cleto nomeou uma nova Comissão de Culto das Estevianas, que é assim constituída:

Presidente: Padre Ramiro Moreira

Vogal: Manuel Simões

Vogal: Reinaldo Henriques Cabral

Primeira Secretária: Maria Natália Ribeiro Antão David

Tesoureiro: Armando Almeida Alexandre

 

Tradicional Festa em honra da Nossa Senhora da Boa Viagem

Todos os anos, no 2º fim de semana de agosto, a Senhora da Boa Viagem é homenageada com uma missa e uma procissão em que os estevianenses levam a imagem da sua padroeira e co-padroeiros pela aldeia. Na tradicional festa é apoiada também pela CME (Comissão de Melhoramentos das Estevianas), e é organizada por uma comissão de festas nomeada anualmente, sendo ainda realizados bailes, espetáculos e outras atividades de convívio.

 

Oração a Nossa Senhora da Boa Viagem

Virgem Santíssima, que acompanhais todos os que viajam em busca de trabalho, saúde e lazer; Vós, que fostes peregrina nas estradas da Palestina e do Egipto, olhai misericordiosa para a nossa condição de caminhantes nas estradas do progresso que, constituem contínuo perigo para a nossa fragilidade humana.
Protegei os motoristas que, com esforço e vigilância, conduzem os modernos meios de transporte. Velai sobre todos os passageiros, para que cheguem felizes à meta desejada, sem contratempos e acidentes. Confortados pela Vossa misericórdia, socorridos pela Vossa maternal providência, defendidos pela Vossa intercessão, fazei, Senhora da Boa Viagem, que nós e as nossas famílias, peregrinos nas estradas do mundo, confortados pela fé, esperança e caridade, caminhemos no santo amor de Deus, gozemos os frutos da prudência humana e mereçamos a paz da vida eterna. Amen.