Grupo de Jovens

cropped-festa2008_9_20100203_1739930675.jpgO porque da sua existência?

Ao ser reactivada a Comissão de Melhoramentos de Estevianas no ano 2000, e depois de construída a Casa de Convívio, foi naturalmente desenvolvida uma maior proximidade entre os habitantes, e mesmo os que só iam às Estevianas nas épocas festivas, ficaram motivados para se deslocarem às Estevianas com maior frequência e até a prolongar a sua estadia.

Como todos sabemos, Estevianas é hoje em dia, um lugar com poucos habitantes, jovens então, quase não há. No entanto, quando se juntavam os habitantes da terra com todos os que só lá iam ocasionalmente, aquela terra fervilhava de alegria e gente, que se associava em diversos convívios.

Com o retomar da Festa anual, em honra da padroeira N. Sra. da Boa Viagem, os jovens tornaram-se um bem precioso em toda a ajuda que prestavam à organização e execução de alguns eventos, nomeadamente na realização dos jogos tradicionais que eram destinados aos mais novos.

Com tanto dinamismo, e como é natural, os jovens falaram entre si, e começou a crescer a ideia de criarem um Grupo de Jovens, de forma a poderem, também eles, contribuir para criarem entretimentos para se ocuparem fora dos dias festivos.

Depois de ideias formadas, só faltava colocar em prática.

É então, que em 2007 enquanto se organizava a festa anual, que foi pedido aos Mordomos (nome que é dado aos responsáveis nomeados, que organizam a festa anual), autorização para montar uma barraca identificada como sendo do Grupo de Jovens.

Sem nada a opor, e tendo em conta toda a ajuda que os jovens prestavam, o pedido foi aceite, tanto pelos Mordomos como pelo Presidente da Comissão de Melhoramentos, o qual disponibilizou T-shirt’s para todos os membros indicados, para que fossem estampadas com o símbolo da Comissão de Melhoramentos e as palavras “Grupo de Jovens”.

Desde então, os jovens têm vindo a desenvolver várias actividades, cujos dividendos arrecadados têm como objectivo a aquisição de material que permita evitar o ócio fora das festividades e convívios melhorando assim a estadia deles e também dos restantes, independentemente da idade.

O Grupo de Jovens tem como objectivo, fortalecer a ligação com as Estevianas e os seus habitantes, assim como manter viva toda a riqueza que existe nas suas tradições.

A todos os que conseguiram ler até aqui, queremos deixar claro, que este não é um texto lamechas, mas sim a consciencialização, destes jovens, quanto a desertificação de tantos lugares como as Estevianas, que como podem verificar na galeria de fotos, é um lugar rodeado pela natureza, nalguns casos mais do que estamos habituados. É nestes lugares, com nomes engraçados, dos quais a maioria dos jovens nunca ouviu falar, que está a nossa origem (bisavós, avós e pais).